19 de fevereiro de 2009

Resiste ao tempo e ao esquecimento dos Homens

Ainda falam das inovações da construção.
A Capela de São Sebastião continua a resistir aos Invernos mais rigorosos.
Ajudada pela vegetão que a ampara nas paredes e no telhado, resiste face aos esquecimentos dos autarcas desta Vila.
Prometeram, prometem, mas continua a Capela - qual resistente do tempo - abandonada à sua sorte.
O dinheiro que gastaram a mais nas obras do Parque Linear dava para recuperar a Capela de São Sebastião, e até mesmo recuperar mais uns quantos adros de igrejas e capelas pelo concelho fora.
Mas, a isso chama-se falta de rigor na gestão...

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite!

Realmente o estado da capela é bastante mau! É necessário avançar-se com trabalhos de qualificação e restauro a par de trabalhos de investigação.
Nesse âmbito encontro-me a iniciar um estudo preliminar sobre a cronologia exacta e evolução deste espaço religioso, sobretudo no que diz respeito à leitura arqueológica das várias marcas arquitectónicas presentes.
Encontro-me, nesta fase, nos inícios da pesquisa bibliográfica.
É importante que a nossa população e principalmente os ourienses como nós tomem consciência da importância do património arqueológico/arquitectónico edificado presente no nosso concelho.

Bem haja
Cristiana Sousa, arqueóloga

Ana Oliveira disse...

Fico muito feliz por saber que esse trabalho está a ser feito. Como Estudante de Escultura, é com enorme pena que mostro aos meus colegas esta igreja que provavelmente seria da mesma época da que foi destruída na Atouguia para a construção da actual.
Portugal gosta de destruir o património, e pouco gosta de investir em estratégias turísticas.
O nosso Concelho contenta-se com o fluxo turístico de Fátima e esquece-se de outros possíveis focos de Turismo. A Igreja de S. Sebastião é apenas um de muitos exemplos disso mesmo.