18 de março de 2007

Cimento em cima de história. Perdoai-lhes, Senhor...

Em Janeiro, e nos comentários das imagens da recuperação da Ponte dos Namorados, na Corredoura deixaram-nos a seguinte indicação:
manuel de caxarias said...
Contaram-me que lá para os lados de Rio de Couros os "calhaus" da CMO "recuperaram" uma ponte medieval rebocando-a e colocando-lhe uma lage de cimento em cima deixando-a irreconhecível.
Depois de irmos à procura da referida ponte, cá está na Rua da Pontriqueira.
Em Rio de Couros está este exemplo de preservação do património.
Se a ponte é medieval ou não, não sei.
Milenar é com toda a certeza. Aqui só mesmo um historiador isento nos podia elucidar. Naturalmente, que sendo medieval, romana, céltica ou rupestre, a obra recente que lhe foi colocada, é, sem dúvida, de seres humanos destituídos de sentido de responsabilidade cultural, histórica, de engenharia e humana.
Ai, José Hermano Saraiva que quando vens a Ourém não te levam a estes locais... Levam-te à ginginha, para te desviarem destas "obras primas"...

3 comentários:

Anónimo disse...

Viva Acácio Paiva,
Mostrei esta imagem à pessoa que inicialmente me tinha falado neste assunto e surgiram-lhe algumas duvidas designadamente devido à existência de um 2º arco de que se não recorda ou nele não terá reparado. Por isso não será de excluir a possibilidade de tratar-se de um segundo caso pelo que pede que informe se pode com algum rigor onde se situa essa Rua Pontriqueira?
Obrigado

Acácio Paiva disse...

Caro Manuel da Caxarias.
Para chegar a esta ponte cortei na Estrada principal de Rio de Couros, à direita, em direcção ao antigo Restuarante "Texas".
Desci a rua e uns 200 metros à frente cortei novamente à direita, mesmo no cruzamento que indica a placa da Rua.
A ponte está uns 20 metros à frente.
É possível que hajam mais casos.
Ainda hoje recebi um mail, com indicações de situações semelhantes na freguesia de Seiça...
Cumprimentos
Acácio Paiva

Anónimo disse...

Pois...
Para nossa desgraça trata-se de um 2º caso. È que a pessoa que me falou no caso, embora não possa precisar a localização, tem a impressão de se situava para os lados da Marta mas tem quase a certeza de se tratava de uma ponte de um unico arco.
Cumprimentos,