11 de março de 2007

Freguesias Ilustradas I - Atouguia/Fátima

Recebi um email de um cidadão ouriense ou oureense, acompanhado de algumas fotos que aqui publico:

"Acácio Paiva. Diariamente faço a estrada de Alvega, entre Ourém e Fátima, Fátima e Ourém. Esta estrada é conhecida como a "Via dos Autarcas".

Além da mesma ser acompanhada pelo leito da ribeira de Seiça, pintado com o negro dos incêndios e interrompido com algumas vivendas que vão nascendo no meio dos montes, há duas situações que lhe quero dar conta.

Quando me dirijo para Fátima, depois das rectas e começo a subir, olho para aquela escarpa e quer esteja sol, ou chuva escorre uma água negra...
Sabendo que no cimo daquele monte se encontra o Bairro de Nossa Senhora dos Remédios, e alvitrando que o mesmo ainda não tem esgotos, passa-me pela cabeça que aquela água negra, mais não é do que o resultado das infiltrações das fossas desse bairro.

Se for, significa que está a existir contaminação destas terras e dos lençóis freáticos que ali existem.
Mais a cima, e continuando em direcção a Fátima, do lado direito, estão uns montes de terras, que escondem e impedem a entrada para um campo de treinos do Desportivo de Fátima.
Este campo nunca chegou a servir para práticas desportivas.

Houve durante anos um despejo de terras para criar ali aquela infra-estrutura, mas nunca avançou.

Naquele local chegaram a estar, se bem se lembra, detritos de alcatrão e outros resíduos industriais, dentro de barris e sacos. Chegou a ser notícia na televisão.

Deixo-lhe estas fotos em anexo. Vá ao local e constate.

Continue com a sua intervenção. Conte com a minha colaboração."


E assim termina o mail recebido. Efectivamente, a água escorre por aquele monte. E as pedras caem, sem qualquer protecção de rede.

Agradeço ao autor desta "reportagem", publicando aqui as fotos que enviou.

Que haja alguém da Câmara Municipal de Vila Nova de Ourém, das freguesias de Atouguia e Fátima que zelem por estas situações. Não sei se serão águas dos esgotos, mas que são negras, são.

Os cidadãos merecem mais atenção, respeito...

4 comentários:

Carlos Pereira disse...

Meu Deus, meu Deus, como faz falta em Ourém uma comunicação social que interpele a edilidade em relação a estas situações.

Parabens pelos post's sempre tão perinentes.

Bom trabalho!

Anónimo disse...

Sr. Acacio Paiva:
Queria denunciar mais uma situação que acontece na localidade do Olival. É o caso da Ponte do Retiro, à entrada do Olival, como quem vem de Ourém.
A Ponte Vasco da Gama tem 13 km e demorou 3 anos a sua construção.
A Ponte do Retiro tem 25 m (!!) e já está à mais de um ano em construção!
Eu acho que a solução para o bem do Olival seria esta freguesia pertencer a outro concelho e distrito, bem como (mais no geral) Portugal deveria pertencer a Espanha.
Obrigado!

Acácio Paiva disse...

Sr. Anónimo.
Assine com umas iniciais ou com um outro nome para me poder dirigir a si, tendo em conta o respeito que lhe devo, ao participar neste espaço.
Em relação à sua denúncia, nem mesmo o facto do Presidente da Junta já ter chamado a TVI ao local, onde os mesmos filmaram a capoeira de um vizinho da ponte, levou a que os "galos" do poder municipal e governamental dessem solução, mais que justa e precisa para aquela ponte.
Até acho estranho ela continuar assim, tendo em conta que um antigo vereador da Câmara de Ourém passa nela todos os dias.
Mas aqui aplica-se o ditado popular de que "Santos da casa não fazem milagres."
Se isto fosse no Bairro, já havia uma ponte, com dois tabuleiros e ligação à internet... Mas como é no Olival... Sabe que até lá cortam as árvores centenárias...

Unknown disse...

sou obrigado a concordar que aparece agua de verao e de inverno , mas estao se a esquecer que ali existe uma fonte mesmo por cima das pedras que se veem da estrada. a fonte chama se calca terra. antes de haver bairro ja havia fonte. parem o carro subam e vejam. rui m. alvega