31 de março de 2007

Perfeito, perfeito, perfeito...

É normal existirem prédios assim em Vila Nova de Ourém. Depois de na Rua de Castela terem autorizado a contrução de prédios em cima da rua, agora é na Rua Francisco Sá Carneiro que este novo empreendimento avança. É normal que os empreiteiros queiram construir em todos os locais possíveis para o efeito. O que já é duvidoso é a autorização contínua destes prédios.
Na Rua de Castela vão ter de demolir as casas que se encontram há décadas e décadas naquela antiga Aldeia, que veio dar lugar à Vila Nova de Ourém, porque há uns mandatos atrás, um executivo camarário aprovou a construção de um prédio... E nem com os erros se aprende. E nem com os maus exemplos vindos do passado, se reconstroi o futuro com qualidade, rígor, estética, bom senso...

25 de março de 2007

Grande exemplo...

Não é de adimirar que em Vila Nova de Ourém encontremos prédios em cima dos passeios, varandas em cima das ruas.
Se até nos novos Paços do Concelho, a pala vem para cima da estrada...

18 de março de 2007

Cimento em cima de história. Perdoai-lhes, Senhor...

Em Janeiro, e nos comentários das imagens da recuperação da Ponte dos Namorados, na Corredoura deixaram-nos a seguinte indicação:
manuel de caxarias said...
Contaram-me que lá para os lados de Rio de Couros os "calhaus" da CMO "recuperaram" uma ponte medieval rebocando-a e colocando-lhe uma lage de cimento em cima deixando-a irreconhecível.
Depois de irmos à procura da referida ponte, cá está na Rua da Pontriqueira.
Em Rio de Couros está este exemplo de preservação do património.
Se a ponte é medieval ou não, não sei.
Milenar é com toda a certeza. Aqui só mesmo um historiador isento nos podia elucidar. Naturalmente, que sendo medieval, romana, céltica ou rupestre, a obra recente que lhe foi colocada, é, sem dúvida, de seres humanos destituídos de sentido de responsabilidade cultural, histórica, de engenharia e humana.
Ai, José Hermano Saraiva que quando vens a Ourém não te levam a estes locais... Levam-te à ginginha, para te desviarem destas "obras primas"...

Parque Linear de Vila Nova de Ourém

É lamentável que em locais onde passam e brincam crianças existam caixas destas descobertas e com fios eléctricos.
Se acontecer algum acidente, depois a culpa morre solteira. Ninguém quer casar com ela...

11 de março de 2007

Freguesias Ilustradas I - Atouguia/Fátima

Recebi um email de um cidadão ouriense ou oureense, acompanhado de algumas fotos que aqui publico:

"Acácio Paiva. Diariamente faço a estrada de Alvega, entre Ourém e Fátima, Fátima e Ourém. Esta estrada é conhecida como a "Via dos Autarcas".

Além da mesma ser acompanhada pelo leito da ribeira de Seiça, pintado com o negro dos incêndios e interrompido com algumas vivendas que vão nascendo no meio dos montes, há duas situações que lhe quero dar conta.

Quando me dirijo para Fátima, depois das rectas e começo a subir, olho para aquela escarpa e quer esteja sol, ou chuva escorre uma água negra...
Sabendo que no cimo daquele monte se encontra o Bairro de Nossa Senhora dos Remédios, e alvitrando que o mesmo ainda não tem esgotos, passa-me pela cabeça que aquela água negra, mais não é do que o resultado das infiltrações das fossas desse bairro.

Se for, significa que está a existir contaminação destas terras e dos lençóis freáticos que ali existem.
Mais a cima, e continuando em direcção a Fátima, do lado direito, estão uns montes de terras, que escondem e impedem a entrada para um campo de treinos do Desportivo de Fátima.
Este campo nunca chegou a servir para práticas desportivas.

Houve durante anos um despejo de terras para criar ali aquela infra-estrutura, mas nunca avançou.

Naquele local chegaram a estar, se bem se lembra, detritos de alcatrão e outros resíduos industriais, dentro de barris e sacos. Chegou a ser notícia na televisão.

Deixo-lhe estas fotos em anexo. Vá ao local e constate.

Continue com a sua intervenção. Conte com a minha colaboração."


E assim termina o mail recebido. Efectivamente, a água escorre por aquele monte. E as pedras caem, sem qualquer protecção de rede.

Agradeço ao autor desta "reportagem", publicando aqui as fotos que enviou.

Que haja alguém da Câmara Municipal de Vila Nova de Ourém, das freguesias de Atouguia e Fátima que zelem por estas situações. Não sei se serão águas dos esgotos, mas que são negras, são.

Os cidadãos merecem mais atenção, respeito...

10 de março de 2007

Freguesias Ilustradas; Políticas e Políticos.

Tendo em conta algumas denúncias e mails recebidos por cidadãos de Vila Nova de Ourém e das freguesias do concelho, vamos criar, a par dos "Postais de Ourém", mais duas rúbricas: "Freguesias Ilustradas" e "Políticas e Políticos".
Em futuros textos.
Continuo, receptivo à colaboração e denúncia através do mail acacio.paiva@clix.pt

Escolha certa!

Bem, o tão falado "novo Intermarché" tem o fascinante nome de VILA SHOPPING!
Mais uma certeza, indiscutível, nesta nossa Vila Nova de Ourém...

Mais de 2 anos depois

No dia em que foi a inaugurar o Vila Shopping, convém relembrar que o mesmo esteve 2 anos para ser construído, e só o foi, depois de terem metido camiões e camiões de terra, que elevaram o local em cerca de 2 metros...

6 de março de 2007

No blog O Castelo, há quem partilhe preocupações.

Vila Outra de Ourém
Nos dias que correm, blogs como o
Vila Nova de Ourém são sempre bem-vindos. Porque mostra que ainda há quem se preocupa com o estado das coisas e do meio que nos rodeia. E para quem não entende, apontar erros e o que está mal revela que se gosta do que se quer mudar. A indiferença permite muita coisa e revela precisamente o contrário. Um bem haja ao Acácio Paiva.
Publicado por Fred em 6:13 PM
Link Permanente Comentários (0) Categoria(s): Blogs Technorati links
Obrigado Senhor Fred.
O esforço é pelos Ourienses, Oureenses e demais cidadãos que habitam, passam ou gostam de Vila Nova de Ourém.

4 de março de 2007

Há duvidas?

Assim é que é bonito e bom!

No largo da Escola Primária de Vila Nova de Ourém e da Escola Profissional de Vila Nova de Ourém, há uma estrada, um parque alcatroado e marcado, canas, terra e um vale onde se acumulam águas e carros.
Ah, e tal aquele terreno era um lote de um privado...
Pois era, mas há quantos anos atrás?
Querem ver como até às proximas eleições autárquicas aquilo está um brinco...
Pudera! É lá que as pessoas de Vila Nova de Ourém vão votar...

Postais de Vila Nova de Ourém II

Na Rua Tenente Moreira Lopes, depois de terem autorizado a construção de mais um prédio, restam estes exemplares da arquitectura, do desleixo e da cultura de algumas gentes de Vila Nova de Ourém.